20 fevereiro, 2007

Obstáculos ao desenvolvimento

O desenvolvimento sugere prosperidade e riqueza... trata-se de melhorar a vida das pessoas permitindo que tenham acesso aos recursos necessários para atingir um nível de vida satisfatório... uma vida longa e saudável... e um adequado nível de instrução...
Mas existem vários obstáculos ao desenvolvimento...



...não só entre países ricos e países pobres... mas dentro de um mesmo país... não é?


14 fevereiro, 2007

IVG... já não é crime...

O ‘sim’ no referendo venceu com 59,25% dos votos contra 40,75% do ‘não’. Mas apesar da vitória, 56,4% dos portugueses não se pronunciaram.


As movimentações já começaram: clínicas espanholas, que se dedicam à IVG, manifestaram interesse em instalar-se em Portugal…


Aliás, já está prevista a abertura de uma delas, em Março, no centro de Lisboa. Os responsáveis por esta clínica manifestaram ‘alegria’ pelo resultado do referendo… porque será… não é?


Já existem previsões: a clínica madrilena é procurada mensalmente por 40 portuguesas que pretendem interromper a gravidez, ou seja, cerca de 480 por ano… grande negócio… digo eu… não é?


Mas é claro que quem vai beneficiar com isto tudo é a economia portuguesa e, claro, as mulheres portuguesas que vão poupar muitos euros em viagens…

08 fevereiro, 2007

Contrastes de desenvolvimento

A riqueza mundial multiplicou-se várias vezes na 2ª metade do séc. XX, mas os seus benefícios polarizaram-se em vez de terem sido distribuídos. Enquanto vários milhões de pessoas sofrem de malnutrição..., outros tantos milhões morrem de fome... e mais milhões sofrem de subnutrição...



Há quem destrua excedentes...
E... paradoxalmente... há muitos milhões que são ameaçados pelos excessos alimentares... não é?



Contrastes de desenvolvimento

03 fevereiro, 2007

É proibido fumar...


A França juntou-se aos seis países (Irlanda, Itália, Suécia, Reino Unido, Espanha e Malta) que combatem o tabagismo na Europa.

Desde o dia 1 de Fevereiro é proibido fumar em empresas, escolas, administrações, lojas, centros comerciais, estabelecimentos de saúde, estações de caminho de ferro, aeroportos, instalações desportivas, salas de espectáculos e em todos os transportes colectivos.

Se os fumadores acham que é uma medida excessiva... que dirão a partir do dia 1 de Janeiro de 2008? A partir desta data também será proibido fumar nos cafés, nos restaurantes, nos casinos e nas discotecas.

Portugal também está a preparar uma lei antitabagista – e não seria de esperar outra coisa já que é uma directiva da Comissão Europeia que é a favor de uma proibição geral de fumar nos espaços públicos fechados – com o intuito de criar medidas de protecção dos não-fumadores.

Como ex-fumador sou inteiramente a favor da proibição de fumar nos espaços públicos fechados, apesar de, às vezes, gostar de "tirar umas passas".

Bem, vamos esperar para ver se Portugal segue o exemplo dos países já citados, não é?

E você? Concorda com a proibição de fumar nos espaços públicos fechados?



Música do mês...