27 janeiro, 2009

Fantochada...

Comentário de Medina Carreira sobre o Cartão do Cidadão, o Magalhães e outras coisas tais...

"Isto é uma fantochada"

13 janeiro, 2009

Natalidade subiu pela primeira vez desde 2003

Terão nascido no ano passado mais dois mil bebés do que em 2007, num aumento de 2%




A natalidade subiu em 2008, pela primeira vez em cinco anos. Uma subida curta, com causas por definir e que não repõe os números de 2006, mas que vem, pelo menos, indicar que a legalização do aborto não afectou os nascimentos.


Terão sido mais dois mil bebés do que em 2007, perto de 2%. Os dados são estimativas e assentam na realização do teste do pezinho, que é obrigatório. (…)


Jorge Branco adiantou ao JN que (…) "a confirmar-se, é bom, porque a natalidade tem vindo a baixar nos últimos anos (…). "Quase cem a mais do que em 2007", ou seja, um saldo positivo de 1,7%.


A notícia é tanto mais bem vinda quanto se sabe que a população portuguesa registou em 2007 - e pela primeira vez desde 1918 - um saldo natural negativo, de 0,01%. O que significa que morreram mais pessoas (103.512) do que aquelas que nasceram (102.492). A taxa de natalidade foi, nesse ano, de 9,7 nados vivos por mil habitantes, quando a de óbitos chegou aos 9,8 por mil.


(…) Sem conseguir apontar causas concretas para uma inversão da tendência de queda da natalidade em pleno ano de crise económica, Jorge Branco sugere a influência dos incentivos criados pelo Governo (abono de família pré-natal e aumento do abono após o segundo filho). "Falou-se mais nisto". Nuno Montenegro, director do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do hospital de S. João do Porto, também admite alguma relação, cuja confirmação obrigaria a uma análise sócio-económica das mães.


Os médicos preferem não comentar o facto de este crescimento se verificar no ano a seguir à despenalização do aborto. "Corresponde a mais vontade de ter filhos", diz Jorge Branco. E não confirma o argumento de que a lei afectaria a natalidade num país envelhecido.

Ivete Carneiro (JN - 12/01/09)