29 março, 2011

Crise e a Culpa

Crise e a Culpa


A culpa de não haver PEC 4 é do PSD e do CDS. A culpa de haver portagens nas Scuts é do PSD que viabilizou o PEC 3. A culpa do PEC 3 é do PEC 2. Que, por sua vez, tem culpa do PEC 1.

Chegados a este, a culpa é da situação internacional. E da Grécia e da Irlanda. E antes destas culpas todas, a culpa continua a ser dos Governos PSD/CDS. Aliás, nos últimos 16 anos, a culpa é apenas dos 3 anos de governação não socialista.

A culpa é do Presidente da República. A culpa é da Chanceler. A culpa é de Trichet. A culpa é da Madeira. A culpa é do FMI. A culpa é do euro.

A culpa é dos mercados. Excepto do "mercado" Magalhães. A culpa é do ‘rating'. A culpa é dos especuladores que nos emprestam dinheiro. A culpa até chegou a ser das receitas extraordinárias. À falta de outra culpa, a culpa é de os Orçamentos e PEC serem obrigatórios.

A culpa é da agricultura. A culpa é do nemátodo do pinho. A culpa é dos professores. A culpa é dos pais. A culpa é dos exames. A culpa é dos submarinos. A culpa é do TGV espanhol. A culpa é da conjuntura. A culpa é da estrutura.

A culpa é do computador que entupiu. A culpa é da ‘pen'. A culpa é do funcionário do Powerpoint. A culpa é do Director-Geral. A culpa é da errata, porque nunca há errata na culpa. A culpa é das estatísticas. Umas vezes, a culpa é do INE, outras do Eurostat, outras ainda do FMI. A culpa é de uma qualquer independente universidade. E, agora em versão pós Constâncio, a culpa também já é do Banco de Portugal. A culpa é dos jornalistas que fazem perguntas. A culpa é dos deputados que questionam. A culpa é das Comissões parlamentares que investigam. A culpa é dos que estudam os assuntos.

A culpa é do excesso de pensionistas. A culpa é dos desempregados. A culpa é dos doentes. A culpa é dos contribuintes. A culpa é dos pobres.

A culpa é das empresas, excepto as ungidas pelo regime. A culpa é da meteorologia. A culpa é do petróleo que sobe. A culpa é do petróleo que desce.

A culpa é da insensibilidade. Dos outros. A culpa é da arrogância. Dos outros. A culpa é da incompreensão. Dos outros. A culpa é da vertigem do poder. Dos outros. A culpa é da demagogia. Dos outros. A culpa é do pessimismo. Dos outros.

A culpa é do passado. A culpa é do futuro. A culpa é da verdade. A culpa é da realidade. A culpa é das notícias. A culpa é da esquerda. A culpa é da direita. A culpa é da rua. A culpa é do complexo de culpa. A culpa é da ética.

Há sempre "novas oportunidades" para as culpas (dos outros). Imagine-se, até que, há tempos, o atraso para assistir a uma ópera, foi culpa do PM de Cabo-Verde.

No fim, a culpa é dos eleitores, que não deram a maioria absoluta ao imaculado. A culpa é da democracia. A culpa é de Portugal. De todos. Só ele, Sócrates (e seus pajens) não têm culpa. Povo ingrato! Basta! Na passada quarta-feira, a culpa... já foi.
António Bagão Félix, Economista


Nã!
A culpa é minha que vi este texto e decidi "postar" no blogue!
Não é?

22 março, 2011

Parabéns mamã!

A Luísa deseja-te um feliz aniversário!
Parabéns mamã!

O Simão deseja-te um feliz aniversário!
 Parabéns mamã!

20 março, 2011

O Pai

Pai, foste sempre o alento da minha vida

Com a tua mão carinhosa me acalentaste!
Com o teu sorriso me alegraste!
Com o teu exemplo me guiaste!
Com o teu trabalho me sustentaste!

Pai, foste sempre o meu companheiro

É penoso imaginar a tua ausência!
É doloroso ver-te partir!
É caloroso o teu aconchego, o teu afável olhar!
É visível o teu amor, o teu olhar paternal,
os teus ensinamentos!

Pai, foste sempre o meu grande formador

As tuas palavras ainda resplandecem no meu coração!
Modelaste o meu ser, engrandeceste o teu lar!
Afeiçoaste os teus rebentos!
Soubeste ser um bom Pai e um bom marido!

Pai, continua junto de mim

Preciso continuamente de ti, nunca me abandones!
Sê paciente, conforta os teus filhos, a tua esposa!
Ajuda a construir um mundo melhor
com os teus enraizados valores!
Irradia os teus bons exemplos,
sê sempre o meu conselheiro!

Pai, hoje é o teu dia,
Nunca te posso esquecer!
Eu sou aquilo que tu foste,
Sou o ser do teu ser,
Sou o amor do teu amor!

Pai, obrigado por me deixares nascer!
Pelo amparo que me deste,
Pelo incentivo revelado,
Pela tua incomensurável entrega
E pela tua inquestionável sabedoria!
Obrigado, muito obrigado, meu pai!
Salvador de Sousa

11 março, 2011

Tsunami na Indonésia, em 2004

Tsunami na Indonésia  (2004)



O termo "tsunami" provém do japonês, significa "porto" (tsu) e "onda" (nami). Um tsunami - onda de porto - ou maremoto corresponde a uma série das ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago.

Terramotos, erupções vulcânicas e outras explosões submarinas (detonações de artefactos nucleares), deslizamentos de terra e outros movimentos de massa, impactos sólidos, e outros distúrbios acima ou abaixo da água têm o potencial para gerar um tsunami.

Algumas condições meteorológicas, tais como depressões profundas que provocam ciclones tropicais, podem gerar uma tempestade, chamada meteotsunami, o que pode elevar as marés a vários metros acima do nível normal. O deslocamento vem da baixa pressão atmosférica no centro da depressão. Essas tempestades atingem a costa, o que pode assemelhar-se (embora não o sejam) a tsunamis, inundando vastas áreas de terra. Uma onda desse tipo inundou a Birmânia (Myanmar), em Maio de 2008.

Tsunami no Japão

Tsunami chega à América do Sul 21 horas depois


As ondas gigantes provocadas pelo tsunami progridem à medida que o tempo passa. De acordo com os investigadores, as ondas deverão atingir a costa Oeste do continente sul-americano cerca de 21 horas após o início do tsunami.

A Cruz Vermelha Internacional alertou para o facto de muitas das ilhas situadas no Pacífico serem mais baixas do que o nível do mar, pelo que deverão ser completamente cobertas pelas águas.

Entre os países onde o alerta de tsunami se mantém activo estão: Rússia, Taiwan, Filipinas, Indonésia, Papua Nova Guiné, ilhas Fiji, México, Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Nicarágua, Panamá, Honduras, Chile, Equador, Colômbia e Peru.

O Governo norte-americano, em conferência de Imprensa, afirmou que tudo indica que o país tenha escapado à fúria do tsunami. "O tsunami já passou pelo Havai e não parece haver grande impacto", disse um porta-voz da Casa Branca.

A Austrália e a Nova Zelândia, que inicialmente constavam da lista dos países sob aviso, foram retirados mais tarde, por se ter confirmado não haver risco de tsunami.

A guarda costeira de Taiwan mandou evacuar a escassa população residente junto ao mar. Mais tarde, o centro de meteorologia levantou o alerta de tsunami já que eram esperadas ondas de apenas 10 centímetros, bem menores do que as de meio metro inicialmente previstas.

No Havai, as primeiras ondas chegaram ao início da manhã às praias da zona Sul da ilha de Oahu, mas o relato da NBC conta que não há registo de danos entre os navios de guerra norte-americanos. As zonas costeiras, incluindo a região de Honolulu, foram evacuadas para regiões mais altas. Os principais aeroportos foram fechados por precaução e os navios da Marinha dos EUA estacionados em Pearl Harbor estão de prevenção, no caso de ser necessário prestar auxílio. O Governo diz que não há registo de grandes danos na região.

Nas Filipinas, centenas de pessoas que vivem nas zonas costeiras foram deslacadas para zonas altas, depois dos alertas lançados por organizações não-governamentais, mas, entretanto, o alerta foi levantado.

No Canadá, foi emitido um alerta para a região da British Columbia, onde o Governo acredita que pode ser gerado um tsunami de baixa intensidade, mas que poderá provocar danos em edifícios costeiros e correntes fortes nas marinas.

Nos EUA, espera-se que na Califórnia a onda do tsunami atinja os dois metros de altura na zona Norte do estado. Foi dada ordem de evacuação de centenas de habitantes das zonas costeiras, designadamente nos condados de Del Norte e San Mateo.

No México, as praias da zona da Baja California foram temporariamente encerradas. No estado de Sinaloa, algumas lojas foram evacuadas e uma estrada que percorre a costa foi encerrada. Algumas povoações foram evacuadas. No estado de Oaxaca, três portos foram encerrados e alguns navios tiveram ordem para se afastarem da costa.

A população e turistas, nas Ilhas Galápagos, foram deslocados para zonas mais altas do arquipélago ao largo da costa do Equador.

No Equador, foi decretado o Estado de Emergência e foi ordenado à população costeira que se dirigisse para regiões mais altas.

No Chile, o presidente Sebastian Pinera pediu à população para permanecer atenta, mas que continuasse com a sua rotina diária.

As autoridades do Peru anunciaram que vão esperar pelo fim da tarde para decidir se ordenam a evacuação de zonas costeiras como a cidade de Callao.