11 abril, 2010

Pavimento Piezoeléctrico

PIZO, Pavimento Piezoeléctrico
A procura de novas fontes de energia e formas de aproveitamento energético são uma constante nos dias que correm e foi nesse âmbito que surgiu a motivação de desenvolver um sistema de captação da energia gerada pelo Homem, sempre que este se movimenta ao longo de uma superfície, sem que seja necessário exercer um esforço adicional. Foi assim desenvolvido o projecto de um pavimento piezoeléctrico que conduziu à construção de um protótipo em miniatura, o PIZO.



Princípio de Funcionamento
O sistema de captação de energia irá servir-se das propriedades dos materiais piezoeléctricos, tendo como base o efeito piezoeléctrico directo. As pessoas ao caminharem sobre o pavimento exercem pressão, comprimindo e flectindo o piso, fazendo com que os materiais piezoeléctricos gerem energia eléctrica. Esta energia pode então ser armazenada em baterias, possibilitando o accionamento de diversos sistemas eléctricos e electrónicos.



Mecanismo de geração eléctrica
O mecanismo de geração eléctrica é composto por um sistema de oscilação vertical controlada (cilindro, haste e mola) que garantem um movimento vertical uniforme, limitam o grau de oscilação e suportam o peso de quem caminha sobre a superfície, sem lhes gerar incómodo.

Com o objectivo de produzir mais energia, os geradores piezoeléctricos necessitam de ser sobrepostos e ainda, de serem flectidos e vibrar ou oscilar durante o maior tempo possível. Para isso é necessário que exista um suporte para todos os geradores e um dispositivo capaz de os flectir e por isso, considerou-se no protótipo um conjunto de blocos de encastramento e um pistão oscilador.


Fonte [@]

Sem comentários: