21 maio, 2007

O rapaz que não contava histórias


Paulo, menino de rosto redondo e nariz achatado, não gosta de contar histórias. Apesar dos seus dezassete anos, nunca contou uma história e, por isso, no seu grupo de amigos todos brincam com ele. Quando se reunem para contar histórias, estão sempre com pilhérias pelo facto de ele estar constantemente calado. Uns dizem que ele não é normal, outros incentivam-no a aprender uma ou duas histórias, para que deixe de ser alvo de zombarias.

De facto, com a ajuda de dois colegas, o Paulo aprendeu uma história. Logo que os amigos souberam desse facto, manifestaram curiosidade e uma certa ansiedade em conhecer a história. Aliás, já todos falavam da história do Paulo…

Na primeira segunda-feira do mês de Março, Paulo entra no café Central onde se reuniam com frequência. Apesar das suas faces vermelhas e ar embaraçado, eis que surge com um sorriso de orelha a orelha e um olhar brilhante como nunca se vira.

Paulo estava contente, já sabia uma história! A notícia espalhou-se rapidamente e todos ansiavam ouvir e conhecer a história do Paulo.

Chegou finalmente o dia em que todos iam ouvir o Paulo a contar uma história. Pelo menos assim pensavam. Uma vez todos reunidos, cada um foi contando a sua ansiando pela do Paulo... De repente todos ficaram em silêncio olhando para o nervoso Paulo.

E o Paulo começa:
- "No meio dos meus amigos
Fui humilhado porque quis
Mas depois de tantos castigos
Eis a história que para vós fiz."
Texto elaborado pelos formandos do curso EFA

Sem comentários: