20 julho, 2006

À deriva...

À deriva…



Vou contar uma história… uma história verídica que ajuda a perceber/justificar a falência das finanças portugueses.
Vou tentar ser o mais telegráfico possível para não vos chatear…

Sou professor, e como a 1 de Setembro de 2004 não fiquei colocado, devido aos problemas do programa de colocação de professores, candidatei-me ao subsídio de desemprego.
A 29 de Setembro de 2004 obtive colocação e pedi o cancelamento do subsídio.
Silêncio… nada aconteceu… pensei que tudo estava tratado, resolvido…
Mas, como o Estado é uma "pessoa de bem", no Natal ofereceu-me 4 salários (de Setembro a Dezembro).
Em Janeiro fiz nova exposição para lhes explicar que não queria o dinheiro… e tal… que já estava a trabalhar… enfim… desde Setembro… que podiam dar o dinheiro a alguém que precisasse mais… não é?
Fiquei convencido que "a coisa" estava resolvida.
Que nada!
Recebi mais 3 salários (Janeiro a Março).
Em Abril fiz nova exposição… é que sou uma pessoa séria… e mais uma vez lhes disse que não precisava. Agradeci e fiz figas para que tudo ficasse resolvido.

Silêncio…

Um ano depois de tudo começar… recebo um nota de reposição… Imagine-se! Dos 3 meses de 2005. Paguei! Paguei mas fiz nova exposição porque não indicaram as várias modalidades de pagamento possíveis…
Silêncio…

Em Julho de 2006 recebo uma nota do Intituto de Segurança Social a dizer que podia pagar em prestações… 20€/mês!!!!
Ridículo!

Farto desta situação, dirigi-me a um balcão da Segurança Social para liquidar os primeiros 4 salários. Mas imaginem! Não posso pagar… tenho de esperar que alguém se lembre de emitir uma nota de liquidação…
Assim anda o nosso país…
À deriva…

3 comentários:

O País e o Mundo disse...

lol
eu conto outra história engraçada...
em dado ano requeri o subsidio de desemprego, estive desempregada, arranajei emprego, dei baixa do subsidio, continuei com a minha vida mas sempre reclamando o período que estive sem emprego e que me era devida.
durante dois anos foram dadas sucessivas desculpas, nas variadas deslocação aos Centros da Segurança Social foram-me apresentadas as mais diferentes justificações e quando finalmente escrevo ao Secretário de Estado da Segurança Social o meu pedido ganhou vida e até a directora do Serviço da SS da minha área de residência me ligou.
Disseram então que tinham perdido o meu processo e que como tal teria de reenviar tudo.
Lá o fiz, enviei cópias de todos os pedidos...requisições...documentos etc.
Final da história, não me pagaram o devido porque faltava um papel.
lol
eles perdem o processo, o papel que faltava tinha de existir porque eu não poderia ter tido outros sem aquele, mas eles não paaram. Escrevi uma carta extensa...mas palavras não fazem nódoa verdade!
Outra, de uma baixa médica tive de reembolsar os estado de uns dias que já tinha recebido mas tive alta, e assim o fiz, mas como estava desempregada escrevi ao presidente do instituto (como eles sugerem) a pedir que me deixasse pagar em prestações. Até hoje ainda aguardo a resposta, já passaram mais de 3 anos. lol
entretanto já paguei o que devia porque à pouco tempo fui à SS alterar a morada e eles lembraram-me da dívida...

João Ferreira disse...

É sempre assim: a culpa é sempre dos outros...
Escondem-se, muitas vezes, atrás da papelada para esconder a imcompetência (perdoem-me os que trabalham).
Mas é mesmo assim, em todas as profissões tal acontece... mas custa aceitar certas coisas...

E.A disse...

Pois é a segurança social no nosso país funciona mesmo mal...só não consigo perceber porque teimam em manter pessoas sem formação na área enquanto alunos de Serviço Social saem formados e directos para esse grande mundo do desemprego...E enfim assim anda o nosso país...

Parabens pelo blog...visita o meu...beijinhos da Eva